TeatroExterno_Orthophoto2.png

PRECIFICAÇÃO

 

 

 

 

Analisamos cada projeto separadamente, considerando as necessidades e particularidades para o planejamento e precificação. Quanto mais informações, melhor. Por isso, solicitaremos sempre que possível:

- Plantas existentes;

- Fotos atualizadas do local;

- Endereço;

- Informações adicionais.

COMO FUNCIONA?

Algumas definições são determinantes para a precificação. 

- Nuvem de pontos colorida ou monocromática;

- Nível de detalhe do entregável;

- Nível de informação do modelo BIM;

- Elementos a serem capturados e/ou modelados;

- Formato dos entregáveis;

- Acesso a locais restritos;

- Horário disponível para o levantamento.

O QUE DEFINIR?

 

 

- Quanto menos divisórias, mais rápido o levantamento;

- O nível de detalhe do modelo pode ser diferente pra elementos distintos;

- O nível de detalhe da nuvem de pontos é importante devido à distância máxima entre os pontos e pode afetar muito o tempo de levantamento;

- O laser scanner 3D funciona muito bem em ambientes escuros;

- A nuvem de pontos colorida agrega tempo em campo.

CONSIDERAÇÕES:

FLUXO DE TRABALHO

Imagem1.png

Levantamento Preliminar

Imagem2.png

Planejamento do escaneamento

Imagem3.png

Escaneamento a laser 3D

Imagem4.png

Processamento dos dados

Imagem5.png

Geração de entregáveis

Imagem6.png

Entrega

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES

Você já se perguntou se o laser scanner 3D se encaixa pro seu negócio? Ou se há vantagens para o seu projeto? E por que ainda há resistências para a sua aplicação em larga escala? Então veja as perguntas e respostas a seguir. E se surgir novas dúvidas, entre em contato com a gente!

1. Por que investir no serviço de escaneamento a laser 3D?

O volume de informações que pode ser coletado com métodos de medição tradicionais é limitado sendo também muito comum, ao longo do projeto, fazer visitas adicionais à obra para coletar dados faltantes ou mesmo confirmar medidas anteriores. O escaneamento a laser 3D permite fazer com uma única visita um levantamento completo da estrutura visível. Essas informações ficam disponíveis digitalmente para todas as equipes envolvidas, tanto de projeto quanto de execução, provendo uma base de dados sólida e acessível. Erros decorrentes da falta de informações, medidas imprecisas e/ou distintas entre as partes são consideravelmente atenuados.

2. Qual a diferença que o escaneamento a laser 3D gera no projeto?

Com um único levantamento você pode realizar vários estudos, simular cenários, utilizar em diferentes aplicações - de forma que o custo com o serviço se dilui. Além disso, outros problemas são antecipados e solucionados antes mesmo de ocorrerem e a solução escolhida será mais otimizada. Isso só é possível devido ao elevado volume de informações que o escaneamento captura. 
Assim, você pode evitar: atrasos de cronogramas, extrapolação de custos, desvios de projetos, consumo excessivo de materiais, alocação indevida de equipamentos e pessoas, entre diversos outros fatores que compõem um projeto.

3. Por que o escaneamento a laser 3D ainda não é amplamente utilizado?

Tudo aquilo que é novo gera insegurança e exige uma “curva de aprendizado”. Existe um custo significativo com o serviço de escaneamento que por vezes assusta e os benefícios, apesar de serem facilmente percebidos, são muitas vezes difíceis de serem quantificados. Como comparar o custo do serviço com o custo evitável de uma interferência na obra, oriunda da ausência ou imprecisão dos dados tradicionalmente coletados, se essa interferência ainda não ocorreu? Muitas empresas não sabem exatamente qual o custo com retrabalhos, “quebra/quebra”, visitas adicionais de medição, risco de acidentes, entre outros fatores que podem ser reduzidos com o escaneamento a laser. Além disso, trabalhar com nuvem de pontos exige certa prática e tempo para aprendizado. É por isso que nós oferecemos tanto opções de treinamento para quem quer trabalhar diretamente com a nuvem, quanto de elaboração de entregáveis para que o projetista possa facilmente executar o seu trabalho.

4. O serviço de escaneamento a laser 3D se encaixa em qualquer projeto?

Sim, em qualquer projeto de qualquer área de atuação. Entretanto, é fundamental que haja um alinhamento prévio entre o cliente e o provedor do serviço, para que haja pleno acordo entre o que é necessário ser coletado e o que será entregue. Muitas vezes nessa conversa se pode chegar à conclusão que um simples levantamento fotográfico é o suficiente, ou mesmo que as informações exigidas estão além das capacidades do equipamento (tubulações embutidas, por exemplo). O escâner a laser é um equipamento muito versátil que, em combinação com outras tecnologias, pode entregar uma ampla variedade de produtos, cada um com suas particularidades. Por isso o alinhamento é tão importante, para que as expectativas do cliente sejam atendidas sem custos desnecessários. Nós estamos sempre à disposição para tirar todas as dúvidas quantas vezes forem necessárias.

5. Como utilizar todo o potencial de um escaneamento a laser 3D?

Uma obra nunca é o resultado de uma única equipe. Construtora, projetista estrutural, arquitetos, engenheiros eletricistas, entre outros, se unem em volta de uma mesma estrutura para criar valor para o cliente. A obra é uma, mas na prática cada empresa acaba fazendo suas medições e trabalhando com uma base de dados diferente. Isso acaba gerando imprecisões, conflitos e “quebra-quebra” durante a execução. O melhor uso do escaneamento é laser é quando ele é utilizado por todos os envolvidos, fornecendo uma base de dados sólida e comum. Pode ser utilizado somente por uma equipe? Pode, mas quanto mais compartilhado, maiores os benefícios. Essa é a essência do BIM, o trabalho compartilhado.

Como falamos anteriormente, o escaneamento a laser provê um alto volume de informações de alta qualidade. Portanto, quanto mais essas informações forem utilizadas pelos envolvidos, maior será o aproveitamento. A diferença do BIM para a simples modelagem 3D é a inserção de informações no modelo, e a nuvem de pontos é uma fonte riquíssima de dados.

Vale ressaltar que a união de tecnologias tem um alto potencial. Estes dados, além de utilizados na metodologia BIM, podem também ser conectados com programas como o Microsoft Power BI, que trabalha com a inteligência de dados. Essas tecnologias, quando unificadas, entregam um alto poder de decisão.
Por isso, nós da WRodacki, além do levantamento completo, também temos uma equipe especializada e em constante desenvolvimento para extrair todo o potencial do escaneamento e entregar valor para você.

Ficou com dúvida?

Nossa equipe de especialistas está pronta para tirar suas dúvidas.
Fala com a gente!