HOSPITALAR
Elevada complexidade caracteriza os ambientes hospitalares. Além do papel que possuem na sociedade, há também todos os aspectos, que reunidos em um mesmo ambiente, tornam-o único. Alguns exemplos que compõem o desafio de realizar projetos nestes locais:
-
Alta densidade de pessoas circulando;
-
Informações sensíveis, de muitos indivíduos simultaneamente, expostas;
-
Características arquitetônicas específicas;
-
Normas e regras referente a higiene e saúde que devem ser seguidas por todos a todo momento;
-
Funcionamento 24h por dia;
-
Variedade de tubulações para transporte de gás em grande parte da estrutura;
-
Ambiente de risco à saúde;
-
Atividades críticas em relação à saúde em andamento.
A dificuldade em executar qualquer tipo de projeto em ambiente hospitalar é conhecida, e por isso, é uma área destinada à especialistas. A primeira etapa de todo e qualquer projeto que envolve estruturas existentes é o levantamento das condições atuais. Dados os desafios mencionados, somados ao volume de informação a ser levantando e a necessidade de dados para mitigar os erros de projeto, que neste ambiente podem ter consequências desastrosas, são argumentos que convergem para o uso de soluções rápidas e precisas.
Diante deste contexto, o escaneamento a laser nestes ambientes é uma estratégia de projeto e gestão de ativos muito poderosa. Possui fatores limitantes, como os ambientes próximos à ressonância magnética ou as estruturas brilhantes, mas que são contornáveis ou complementadas com outros tipos de levantamentos.